Uma grande confraternização com diversas gerações de skatistas do vertical brasileiro, juntamente a uma competição com altíssimo nível de skate. Esse foi o resumo da segunda etapa do Vert Battle 2022 realizado no half-pipe do Rony Gomes em Atibaia (SP).

As disputas rolaram nas categorias Amador, Feminino e Profissional, e tiveram transmissão ao vivo pelos canais Globo. No sábado pelo Sportv e no domingo na Globo sob o mote de “Vertical é raíz”, em alusão à tradição da modalidade e também às transmissões do Vert pela emissora carioca, que remonta ao começo da década de 2010.

As categorias Amador e Feminino tiveram suas disputas no sábado, junto com a semifinal do Profissional.

No Amador, a nova geração mostrou que está vindo com muita base no vert, com Pietro Nunes vencendo, Dan Sabino com a segunda colocação e Diego Mitsuo em terceiro. Cahique Caca e Rafa Amorim terminaram na quarta e quinta colocações.

No Feminino, a diferença de idade entre as 8 skatistas presentes era notória. Skatistas na casa dos 9 aos 14 anos, além das mais velhas acima dos 20. Mas o nível foi alto e muito legal de assistir. Raicca Ventura mostrou que é um dos nomes da nova geração que vem pra surpreender, seja no park ou no vertical. Na segunda colocação a jovem Helena Laurino, na terceira Manu Tictac e encerrando o pódio Camila Borges e Marina Lima.

No domingo, na disputa dos Profissionais, o resultado da semifinal sofreu reviravoltas e o prodígio Gui Khury, de apneas 13 anos, mas que já tem muita experiência e até recordes no Guinness Book. Khury é bateu Augusto Akio e Pedro Barros para vencer o evento. Na quarta colação ficou Dan Cezar, seguido pelo anfitrião Rony Gomes.

Gui mandou sequência de seus conhecidos  900º e 720º e levantou o nível do evento. Akio (Japinha) mostrou toda sua base de skate limpo, mescla de manobras antigas e atuais, além do seu tradicional alto astral e malabares inseparáveis. O multicampeão Pedro Barros também mostrou que ama o Vert e se diverte demais andando nos half-pipes.

Skate vertical de alto nível para provar que o Vert pode estar presente nas Olimpíadas, pois fará bonito.

Parabéns Rony Gomes!

PRÓXIMA ETAPA:

A primeira etapa aconteceu em São Bernardo do Campo (SP).

A  terceira e última etapa do ano do Vert Battle acontece em setembro, em Madureira, no Rio de Janeiro. O circuito é realizado pela Plataforma STU e é patrocinado pela TNT Energy Drink. Tem apoio da Oakley BR, Niggli e Santa Cruz Skateboards.

Confira mais nas páginas do STU e do Vert Battle nas redes sociais.

Veja algumas fotos, abaixo, por Eduardo Braz:

 

Confira abaixo a classificação:

CLASSIFICAÇÃO FINAL FEMININO ⠀
1 – @raicca.ventura ⠀
2 – @helena.laurino ⠀
3 – @manu_tictac ⠀
4 – @camilaborges.skt ⠀⠀
5 – @marina.xlima ⠀
6 – @luizahiumi ⠀⠀
7 – @alice_nassi_ ⠀⠀
8 – @fernandinhacgaldino ⠀⠀
⠀⠀
CLASSIFICAÇÃO FINAL AM MASC⠀
1 – @pietronuneskt ⠀
2 – @dansabinosk8 ⠀⠀
3 – @dieguinhomitsuo.sk8 ⠀
4 – @cahiquecaca ⠀
5 – @rafamorimsk8 ⠀
6 – @pedroazevedosk8 ⠀
7 – @ricardoferrarisvb ⠀
8 – @enzo_fmendes ⠀
⠀⠀

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROFISSIONAL⠀
1 – Gui Khury –
2 – Augusto Akio
3 – Pedro Barros
4 – Dan Cezar Pardinho
5 – Rony Gomes
6 – Gustavo Fujikawa
7 – Carlos Niggli
8 – Matheus Hiroshi

E a terceira e última etapa do ano do Vert Battle acontece em setembro, em Madureira, no Rio de Janeiro. O circuito é realizado pela Plataforma STU e é patrocinado pela TNT Energy Drink. Tem apoio da Oakley BR, Niggli e Santa Cruz Skateboards.