No domingo, dia 12 de novembro, aconteceu o Descentraliza. Idealizado pela Divas Skateras junto com a Dendê Crew e Rapadura Crew, o encontro teve o objetivo de enaltecer, focar e mostrar o skate feminino nordestino às demais regiões do país.

O fomento também aborda as diversas mulheres skatistas que vivem do skate de diferentes maneiras e com muita representatividade.

Na Pista da Aurora, em Recife, palco do primeiro STU no Nordeste, a Rapadura Crew, coletivo feminino que existe há três anos, realizou esse encontro com muito Skate e espaço de acolhimento e união.

Durante o Descentraliza, rolou Jam Session, Best Trick e Cash For Tricks.

O evento foi dividido por categorias, onde iniciou com o “Pé de Moleca”, que premiou seis meninas ainda iniciantes e com meses de prática em cima do carrinho. A instrutora e colaboradora do Rapadura Crew, Daniele Silva, ajudou as skatistas com drops e batidas de solo.

Logo após teve a categoria “Cartola”, onde o pódio foi formado por Thialy Vitória em primeiro, Maria Clara em segundo, Larissa Melo em terceiro, Emilly Vitória em quarta, Sabrina Cavalcanti em quinto e Isabelly Elisangela em sexto.

Já a categoria “Rapadura” trouxe nomes locais conhecidos, como Yasmin Andrea, que estava há três anos afastada por causa de uma lesão, Maytê Pires, entre várias outras meninas. O lugar mais alto do pódio foi ocupado por Janaína Duda, seguida de Carla Caroline, Maytê Pires em terceiro, Fernanda Nascimento em quarto, Yasmin Andrea em quinto Marcella Marya em sexto.

Além disso, o Descentraliza foi palco de roda de conversa mediado pela estudante de psicologia, skatista local e co-fundadora do Rapadura Crew, Janaína Duda. Nesse espaço foi proposto uma reflexão sobre melhorias, dificuldades e acolhimento no meio do skate.

O encerramento foi o Cash For Tricks, onde o grande destaque foi da Carla Caroline.

O próximo Descentraliza já tem data e local marcados. Será realizado na Pista de Skate Baixa de Quintas, em Salvador, no dia 3 de dezembro.